Em encontro com fazedores da cultura local, nesta quinta-feira, dia 16, a gestora anunciou o retorno do Encontro dos Maracatus Rurais para o centro da cidade, além da criação do polo dedicado à cultura alternativa
Dois dias após o anúncio do intercâmbio cultural entre as cidades de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado e a cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, no Carnaval deste ano, a prefeita de Nazaré da Mata, Aninha da Ferbom, e o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Washington Moraes, anunciaram nesta quinta-feira (16) mais novidades para folia momesca 2025. Durante uma reunião com representantes de 18 grupos de maracatu do município, a nova prefeita da cidade antecipou outras mudanças na festa, durante a sua gestão. Trata-se da criação de um polo cultural alternativo, nas proximidades do Espaço Cultural Mauro Mota, na área central, e o retorno das apresentações culturais à Praça João XXIII, conhecida como Praça da Catedral, que voltará a ser o palco principal do Encontro Regional de Maracatus de Baque Solto, e dos principais shows.
Durante a reunião, realizada no Espaço Cultural Mauro Mota, a prefeita abordou temas como infraestrutura, calendário de apresentações e estratégias para atrair mais turistas, ampliando a visibilidade do evento que coloca Nazaré da Mata como a Capital Estadual do Maracatu de Baque Solto. Também reforçou que o investimento público para o carnaval da cidade deverá ser o mesmo da edição passada, bem como a parceria com o Governo do Estado.
Na ocasião, a gestora destacou a importância de fortalecer o diálogo com os grupos culturais e reafirmou o compromisso da gestão com a valorização da cultura local. “Nosso compromisso é garantir uma parceria sólida com as agremiações culturais de nossa cidade, que são a alma da nossa história e da nossa identidade. O Carnaval é muito mais do que uma festa, é um patrimônio de todos nós”, afirmou Aninha da Ferbom.
O Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Washington Moraes, reforçou a integração das ações da secretaria ao planejamento estratégico da gestão. “Estamos trabalhando para que o evento seja inesquecível, não só para os moradores, mas para todos que visitarem Nazaré da Mata. O maracatu é uma herança que movimenta a cultura e a economia local”, declarou.
Os representantes dos grupos de maracatu tiveram espaço para expor sugestões e demandas, como melhorias na infraestrutura das apresentações e maior divulgação do evento. As novidades anunciadas foram comemoradas pelos fazedores de cultura, que reconhecem nas ações uma valorização da tradição e um incentivo ao turismo.
Além de fortalecer as raízes culturais, o Encontro de Maracatus é visto como um importante motor de desenvolvimento econômico, atraindo visitantes e movimentando o comércio local. “O mundo está cada vez mais em busca de experiências autênticas, e o maracatu é uma delas. Queremos que Nazaré da Mata seja um destino imperdível para quem deseja viver o Carnaval de forma única”, concluiu a prefeita.
Foto: Eduardo Oliveira