Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nova CNH para veículos automáticos já é realidade para 2025

Projeto de Lei recém aprovado prevê a criação de uma nova categoria de habilitação a partir do ano que vem

O carro com câmbio manual não será mais uma obrigatoriedade para as lições da autoescola. Isso porque, a partir de janeiro de 2025, as leis para a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vão mudar e assim será criada uma nova categoria de habilitação específica para quem dirige somente veículos com transmissão automática.

A mudança é prevista pelo recém aprovado Projeto de Lei 7746/17, que tramita na Câmara dos Deputados desde 2017 e tem como autora a senadora Teresa Leitão (PT-PE). A ideia é se adequar às novas tendências do setor automobilístico nacional.

Desde 2020 mais da metade dos carros vendidos no Brasil são equipados com câmbio automático, segundo dados da consultoria Jato. Assim, o projeto tem como proposta preparar os futuros motoristas para situações práticas reais, visto que hoje em dia a maioria dos carros rodando diariamente são automáticos.

Será criada então uma categoria de habilitação, específica para veículos sem embreagem. Atualmente, a CNH do tipo B permite a condução de veículos de passeio, tanto de câmbio manual quanto automático. Com o novo projeto de lei aprovado, a categoria será subdividida em duas, passando a se chamar B1 e B2.

Com isso, a nova CNH B1 será voltada a condutores de veículos automáticos, já a B2 se destinará a motoristas de carros com e sem embreagem, ou seja, do mesmo modo como a CNH do tipo B atual. Com essa nova subcategoria, uma pessoa poderá ser habilitada a dirigir sem ter que dirigir um carro com transmissão manual.

Isso afeta os motoristas atuais?

Fica então a pergunta: a nova subdivisão da habilitação afeta os motoristas atuais? A resposta é não. Condutores que já têm suas carteiras de categoria B, para carros automáticos e manuais, não precisarão obter uma CNH nova.

Outras mudanças

Além da criação da habilitação para veículos automáticos, o projeto de lei também propõe outras mudanças no processo para conseguir o documento. O projeto visa, no geral, promover uma maior segurança no trânsito.

A nova legislação então exigirá exames e cursos especializados para certos veículos específicos, como de transporte de carga ou passageiros, de modo a preparar motoristas mais competentes e promover um trânsito mais seguro.

Além disso, a reforma irá introduzir cursos de “reciclagem”, ou atualização, que terão que ser feitos a cada cinco anos para os novos motoristas, com o intuito de garantir que os condutores estão alinhados às novas regras de trânsito e práticas de segurança.

Lucas Felipe

Web Designer, Produtora de Conteudo do Youtube, Instagram, Tiktok, Blog e Outros. Ensina empreendedores a criar o próprio site e web designers a viverem de criação de sites.

Lucas Felipe

Web Designer, Produtora de Conteudo do Youtube, Instagram, Tiktok, Blog e Outros. Ensina empreendedores a criar o próprio site e web designers a viverem de criação de sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2025 Tvpsiu. Todos os direitos reservados.